O Acampamento Farroupilha de Erechim, que acontece no Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva, recebeu entre segunda (15) e quinta-feira (18) a visita de cerca de 190 estudantes das Escolas Municipais Cristo Rei, Ruther e Dom Pedro II.
As oficinas e vivências realizadas no espaço são fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA), que há anos desenvolvem ações voltadas à valorização da tradição gaúcha junto às crianças e jovens.
Durante as atividades, os alunos puderam vivenciar de perto aspectos da tradição gaúcha, participando de diversas oficinas culturais. Entre elas, oficinas de chula, confecção de brinquedos tradicionais (cinco marias), contos e lendas gaúchas, indumentária, dança, cuidados com animais exóticos, história da erva-mate, preparo do carreteiro e do charque, entre outras.
As crianças não apenas assistiram, mas também participaram ativamente das práticas. Uma das oficinas mais apreciadas foi a de culinária, onde os estudantes ajudaram a preparar o tradicional carreteiro, além de conhecerem o processo de produção da erva-mate.
A secretária municipal de Educação, Verenice Lipsch, destacou a importância da experiência. “Esse contato direto com a tradição gaúcha fortalece a identidade cultural das nossas crianças e oferece uma vivência que complementa o aprendizado em sala de aula. É um momento de integração, cultura e valorização da nossa história”, afirmou.
A professora Patrícia Taís Zick, da Escola Cristo Rei, ressaltou o impacto positivo da atividade. “Na realidade da nossa escola, por exemplo, onde temos muitas crianças em situação de vulnerabilidade, é fundamental oferecer esse tipo de experiência. Muitos alunos não participam de CTGs, então conhecem a tradição apenas pelo que ensinamos em sala de aula. Aqui eles conseguem vivenciar, sentir e despertar o interesse em fazer parte dessa cultura”, disse.
A estudante Sofia Gabriele dos Anjos, também da Escola Cristo Rei, também compartilhou sua impressão. “Estou achando muito legal, eles explicam muito bem e eu gostei muito de vir aqui. O que eu mais gostei foi a lenda do quero-quero”, comentou.
A presidente do ICBA e gestora do Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva, Tatiana Santin, reforçou a relevância da parceria. “A parceria que vem da Secretaria de Educação com o Instituto Cultural Bota Amarela é de longa data. O intuito sempre foi trabalhar na base, trabalhar com as crianças que são o nosso futuro. É algo que a gente sempre viu que deu certo e que se renova ano a ano”, destacou.
O Acampamento Farroupilha segue até o dia 21 de setembro, oferecendo à comunidade uma programação diversificada com shows, oficinas e vivências da tradição gaúcha.