Lisboa recebe, até 21 de setembro, o WONCA World Conference 2025, encontro que reúne milhares de profissionais de saúde de todo o mundo. O evento reforça a Atenção Primária como base para alcançar a cobertura universal e enfrentar os principais desafios globais.
A saúde pública de Erechim está presente no 25.º Congresso Mundial da WONCA com a participação da enfermeira Cristiane Nara Zanelatto, coordenadora da UBS São Cristóvão. Ela apresenta o pôster “Pregnant Women’s Group of the São Cristóvão Primary Health Unit”, resultado de um trabalho coletivo que vem transformando realidades em um território marcado pela vulnerabilidade social.
Criado em 2022, no período pós-pandemia, o projeto fortalece o acolhimento, o pré-natal, o aleitamento materno e o parto normal, envolvendo gestantes, agentes comunitários de saúde e equipe multiprofissional. O reconhecimento ao trabalho já rendeu à UBS São Cristóvão o Prêmio Salvador Célia, em 2023, 2024 e 2025 promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Além de dar visibilidade internacional às boas práticas de Erechim, a participação no congresso é uma oportunidade de troca de experiências e valorização da rede municipal de atenção básica. As despesas da viagem foram custeadas pela Prefeitura, por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores.
A enfermeira Cristiane Nara Zanelatto ressaltou a responsabilidade da conquista. “Esse reconhecimento não é só meu, mas de toda a equipe e da comunidade que acredita no SUS. Representar Erechim em um evento dessa magnitude é levar a voz das mulheres gestantes, mostrar a força do trabalho coletivo e reforçar que a saúde pública pode transformar realidades, mesmo em territórios vulneráveis.”
O prefeito Paulo Polis destacou o momento histórico para o município. “Nossa cidade terá sua saúde pública reconhecida no cenário internacional, mostrando que o trabalho de base, feito com dedicação e ciência, pode se tornar exemplo para o mundo. A Prefeitura acredita e investe nos seus profissionais, porque são eles que constroem diariamente um SUS mais humano, eficiente e próximo das pessoas.”
Já o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, ressaltou a valorização dos servidores da rede. “Esse é um marco para a saúde de Erechim. Ter uma de nossas profissionais apresentando práticas exitosas em um congresso mundial é motivo de orgulho e reforça a qualidade do trabalho feito na atenção primária. Isso mostra que investir em equipes comprometidas, inovadoras e próximas da comunidade é o caminho para consolidar políticas públicas sólidas e reconhecidas.”
A presença de Erechim no Congresso Mundial da WONCA reafirma o compromisso do município com a ciência, a inovação em saúde e a valorização do cuidado integral e humano.